terça-feira, 20 de agosto de 2013

Mulheres De Sucesso do Nosso Brasil.



Hoje no mundo da medicina ,conhecemos muitos doutores conhecidos  com renomes nacionais e internacionais  e grandes feitos na área  médica  ,e neste meio   de nomes conhecidos nesta área entramos em contato com uma das melhores Doutoras do Brasil estamos falando de:Dra.Mara Lúcia Cordeiro uma das melhores mulheres nesta especificação ,e que vamos conhecer um pouco de sua história de sucesso ,em Mulheres de Sucesso do Nosso Brasil.

Dra. Mara Lúcia Cordeiro, neurocientista PhD,co-fundadora e diretora de relações institucionais do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Principe, onde coordena estudos na área das Neurociências Aplicada a Saúde Mental e Educação de crianças e adolescentes.  Atualmente é professora orientadora de mestrado e doutorado das Faculdades Pequeno Príncipe, professora adjunto na Escola de Medicina no departamento de Psiquiatria e Ciências Biocomportamentais e cientista pesquisadora do Instituto de Neurociência da Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA) nos Estados Unidos.
Dra. Mara, natural de Curitiba, obteve seu bacharelado, doutorado e pós-doutorado nos Estados Unidos na Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA), sendo premiada com todas as honras oferecidas pela Universidade aos jovens estudantes eminentes.

No Instituto Pelé Pequeno Príncipe, cerca de 1000 crianças, de 7 a 12 anos de idade, já foram gratuitamente atendidas pela equipe da Dra Mara. Parte delas foi encaminhada por meio das professoras da rede pública de ensino, através de uma parceria entre o Instituto e a secretaria municipal de Educação de Curitiba. “Elas são atendidas por uma equipe multidisciplinar. Passam por diversas avaliações: neurológicas, de visão e audição, e também são avaliadas por psicólogos e psicopedagogos”, conta Dra. Mara.
A avaliação é gratuita e tem por objetivo diagnosticar problemas relacionados aos Transtornos cognitivos e comportamentais, como o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. “Hoje em dia é comum, rotularem a criança de “hiperativa”. Mas nosso objetivo é desenvolver métodos laboratoriais e diagnósticos que possam servir de modelo para o Sistema Único de Saúde do Brasil e assim também combater diagnósticos errôneos, estigma, e ajudar logo que os problemas forem apontados”, afirma.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) 20% da população jovem do mundo sofre com algum transtorno mental. Aqui no Brasil, o problema atinge cerca de 14 milhões de jovens. Quando não são diagnosticados corretamente e tratados estes transtornos podem ser a causa do baixo rendimento escolar, levar ao abuso de substâncias ilegais e até mesmo à criminalidade. É calculado pela OMS que pelo menos 1 em cada 4 familias tem um membro com problema de saúde mental.
Os resultados conquistam espaço na comunidade científica mundial. Possui vários artigos publicados em revistas científicas internacionais. Ela afirma que o mais gratificante é receber o retorno dos pacientes e familiares. “Eles vêm contar que têm melhorado o desempenho escolar e o relacionamento familiar, isso é gratificante”, conta.

Entre vários artigos científicos publicados internacionalmente e premiados, ela tem dois livros publicados :  Transtornos Mentais em Crianças e Adolescentes:Mitos e Fatos “com co-autoria do Dr. Antonio Carlos de Farias, e “Algumas Crianças São Muitos Agitadas”   tradução do Dr. Sam Goldstein.

Outras atividades:
1-Organizadora dos I, II, e III Simpósio Internacional de Neurociências realizados em 2010, 2011 e 2012 em Curitiba-PR.
2-Participante e palestrante em vários congressos internacionais e nacionais
3-Membro do Colegiado de Pesquisa das Faculdades Pequeno Príncipe
4-Membro do Conselho Deliberativo do Instituto Pelé Pequeno Príncipe
5-Membro do Comitê de Ética em Pesquisas em Seres Humanos do Hospital Pequeno Principe
6-Coordenadora da Comissão da Saúde da BPW (Business e Professional Women), Curitiba-PR.
7-Membro da Comissão Cientifica da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (ABENEPI) Capitulo Paraná;
8-Membro da Society For Neuroscience (USA);
9-Membro da Associação dos Professores de Escolas de Medicina do EUA
10-Membro da Neurochemistry Society
11- Membro do Corpo Editorial do “Journal of Attention Disorders”
12-Consultor Ad-Hoc da CAPES (Brasil)


Principais honras e prêmios recebidos:
1-     “ Brain Research Young Investigator Award” pelos pesquisas de doutorado, premio mundial conferido pela Elsevier por publicações extraordinárias na área de pesquisas sobre o cérebro humano.

2-     
·         “Outstanding Graduate Student” pelo êxito acadêmico e contribuição a comunidade, dado pela Associação de Pos-alunos da Universidade da California Los Angeles.
·          
·         Na graduação:  College Honors da UCLA; Highest Honors em Neurociencias da UCLA
·         Eleita membro da Academia de Ciências de New York
·          
·         Eleita membro permanente das sociedades acadêmicas: Estado da Califórnia Alpha Gamma Sigma;
·          
·         Eleita membro da GOLDEN KEY HONOR SOCIETY, da qual são membros os ex-presidentes norte americanos Bill Clinton e Ronald Reagan, e o Nobel da Paz o arcebispo Desmon Tutu.
·          
·         Eleita para a “Hall of Fame” do Glendale College (EUA – onde estudou)
·          
·         Eleita para membro da Academia da Cultura de Curitiba (ACCUR)
·          
·         2009 premio “ Mulheres Mais Influentes do Brasil” pela Sociedade Nacional de Pesquisa e Opinião Publica (SENAP)
·          
·         2010 premio “Mulheres Vitoriosas do Paraná” pela SENAP
·          
·         2012 premio “Trofeu Imprensa: Melhores do Ano 2012” – Jornal Folha do Batel
·          
·         2012 “Galeria de Mulheres Notáveis” pelo Jornal da Indústria e Comercio do Estado do Paraná.

3-    Principais Bolsas de estudos integral : 
·         Governo do Estado da Califórnia para o bacharelado e doutorado na Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA);
·          
·         National Institute of Health of the United States para pos-doutorado no Brain Research Institute da UCLA


4-    Apoio atual para os trabalhos realizados no Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Principe

·         Fundação da UCLA
·         Conselho Nacional de Pesquisas do Brasil (CNPq)
·         Secretaria da Saúde do Estado do Paraná
·         Secretaria da Ciência, Tecnologia e Estudos Superior (SETI) do Estado do Paraná

Osmar Souza - Palestrante Motivacional




Nenhum comentário:

Postar um comentário